H2Álcool

A influência da água na produção de bebidas alcoólicas

  Você sabia que o processo mais importante na produção de bebidas alcoólicas também está envolvido na produção de pães e bolos? Isso mesmo! A fabricação de bebidas com álcool também depende da fermentação alcoólica. Mas, afinal de contas, o que é isso? A fermentação alcoólica é um processo em que pequenos organismos, chamados de leveduras, consomem os açúcares presentes em frutas e cereais produzindo álcool.

Equação química da fermentação alcoólica

Equação química da fermentação alcoólica

  Porém, o período de fermentação não é o único processo. Para a extração dos açúcares presentes em diferentes frutas, por exemplo, é necessário a adição de água e, na etapa de fervura, é adicionada algumas substâncias responsáveis pelo aroma e pelo gosto da bebida. Durante essas fases, podem ocorrer irregularidades responsáveis por causar alterações na qualidade da bebida (alterar a textura, formar substâncias indesejadas e, até mesmo, causar odores e sabores desagradáveis).  

A má qualidade dessas misturas pode comprometer o organismo humano, como as parasitoses intestinais, as quais podem causar dores abdominais e diarreias. Mas, calma, não se desespere! Elas podem ser evitadas certificando a qualidade de produção. Mas, como é verificada a qualidade da bebida? Existem alguns procedimentos para essa obtenção?

As propriedades das substâncias podem ser determinadas através de testes e análises realizadas em laboratórios. Na análise físico-química da água utilizada na fabricação de bebidas alcoólicas,  há alguns parâmetros, como por exemplo:

  • Concentração de cloretos: a formação de cloretos pode ocorrer por conta de minerais dissolvidos, da introdução indevida de água marinha ou pode ter origem de esgotos (domésticos e industriais). Se forem encontrados em alta concentração, a água pode adquirir sabor salgado.
  • Teste de pH: A acidez pode ocorrer de forma natural ou pode ser originada dos ingredientes industriais. A água com acidez de origem mineral, pode gerar cheiro desagradável, portanto pode causar alguns efeitos no produto final. Além disso, o baixo pH está associado a processos de decomposição orgânica. 
  • Dureza: quando a água possui elevada dureza, a formação de espuma é reduzida, o que, em alguns processos, podem causar formação de crostas nas tubulações de água quente, caldeiras e aquecedores, por conta da precipitação em altas temperaturas. 
  • Turbidez: é conhecido como o processo em que é medida o grau de interferência do líquido na passagem da luz.  Ela pode ocorrer de forma natural, porém, também pode estar relacionada ao lançamento de esgotos domésticos ou industriais.  

  Percebendo isso é possível constatar a importância que a água tem na produção alcoólica independente se ela for de pequeno, médio ou grande porte. Sem uma água de boa qualidade não seria possível ter bebidas de boa qualidade.

Referências:

https://blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel/2015/03/22/ma-qualidade-da-agua-pode-provocar-doencas-de-veiculacao-hidrica/

https://revistadacerveja.com.br/unicesumar-promove-encontro-sobre-empreendedorismo-cervejeiro/

Hashtags:

#química #análise #bebidasalcoólicas #análisedebebidas #análisequímica #análisedeágua #análiseágua #dativajr #dativa #consultoriaquímica #consultoriaquímicabh #águaembebidas #análisebebidasalcoolicas #bebidacontaminada

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora