Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

SAIBA OS CUIDADOS QUE OS ESTABELECIMENTOS DEVEM TER NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS A GRANEL

Nos últimos anos, os brasileiros passaram a se preocupar mais com a saúde e a alimentação saudável, buscando uma mudança nos hábitos alimentares. Tendo isso em vista, entraram “em cena” comércios de produtos naturais (grãos, verduras, entre outros) oferecidos, principalmente, a granel. Mas o que é um produto a granel? Produtos a granel são mercadorias guardadas em grande volume, geralmente transportadas por bitrens ou contêineres na estrada. Além disso, produtos assim estão em seu estado primário e sem nenhum tipo de embalagem ou empacotamento, podendo ser sólidos ou líquidos. Alguns exemplos comuns de granel são a soja (já que o Brasil é o maior exportador desse grão no mundo) e o suco de laranja.


Logo, diante do aumento do consumo dos produtos citados, surge a necessidade dos cuidados ao comercializá-los, já que são transportados e manuseados de forma mais vulnerável. Conforme dito anteriormente, os granéis não são embalados em nenhum momento de sua cadeia produtiva (nem na colheita e nem no comércio), o que os torna mais suscetíveis à contaminação e à proliferação de vírus e bactérias. De acordo com especialistas, quando os grãos são expostos a algum grau de umidade, por exemplo, existe a chance de acumularem fungos prejudiciais à saúde, podendo desencadear doenças. 

Se quiser saber mais sobre a contaminação cruzada, confira um outro texto em nosso blog, clicando aqui.


Outro problema que envolve a comercialização desse tipo de produto é em relação ao manuseio e manipulação do mesmo. Por conta da pandemia, ainda é recomendado o uso das máscaras em alguns locais fechados, como os comércios e supermercados, o que é benéfico à conservação dos granéis, já que evita (ou diminui drasticamente) a proliferação de bactérias e vírus que são expostos durante a fala, por exemplo. Ainda, o contato com a mercadoria deve ser feito com bastante cuidado, mantendo o máximo de higienização possível (tanto os vendedores, quanto os clientes). Dessa maneira, não só a conservação fica garantida, mas também a salubridade e o bem-estar do consumidor.


Tendo isso em vista, surge a preocupação dos estabelecimentos em tomar os cuidados necessários em relação à comercialização dos produtos a granel, buscando maximizar a qualidade e efetividade dos seus serviços, além da satisfação dos clientes. Entre os cuidados mais importantes a serem tomados pelos fornecedores estão:

  1. O local de venda deve ser arejado, possibilitando a circulação e renovação do ar no ambiente;
  1. O espaço deve ser organizado de tal forma que as pessoas possam andar e se movimentar livremente;
  1. Os utensílios utilizados diretamente no manuseio e na manutenção dos produtos devem ser de fácil limpeza e devem estar bem conservados, para que não transmitam odores ou sabores aos alimentos;
  1. Os produtos devem estar dentro da data de validade;
  1. As mãos de quem irá manusear os granéis deve estar sempre higienizada corretamente;
  1. Não se deve ficar conversando, tossindo, rindo, mexendo no cabelo ou no nariz durante a manipulação;
  1. Os potes devem estar devidamente etiquetados, separados por categorias e corretamente fechados, além de permanecerem afastados um do outro;
  1. Em cima dos alimentos não pode haver a incidência de raios solares, logo, a infraestrutura do estabelecimento deve ser pensada levando isso em consideração.

Portanto, essas são algumas recomendações que devem ser seguidas pelos estabelecimentos para garantir a segurança da comercialização de produtos a granel. Caso você seja gerente ou dono de um comércio do ramo citado, tenha lido o texto e ainda tenha ficado com interesse em conhecer mais sobre temas relacionados a esse, confira outros textos em nosso blog!

Confira mais textos como esse em nosso blog!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: