
No Brasil, assim como no mundo, a perda de alimentos por ano apresenta altos índices, que representam não somente fatores econômicos, mas também indicadores sociais e ambientais. Nesse sentido, podemos apontar 3 principais fatores relacionados a esse problema:
- Fator econômico
Podemos salientar a perda financeira de muitos empreendedores com os desperdícios.
- Fator social
Pode ser observado ao analisar o número da fome cada vez maior no país, onde há pessoas com acúmulo de alimentos e outros sem o mínimo necessário. Conforme a notícia do UOL, 33,1 milhões de brasileiros se encontram na situação de insegurança alimentar no Brasil.
- Fator ambiental
Esse aspecto leva-nos ao questionamento sobre como e onde estão sendo descartados esses alimentos e bebidas.
A indústria passou por avanços tecnológicos ao longo dos tempos por meio da otimização de seus processos. Em outro texto do blog, falamos sobre a importância de conhecer as etapas de produção de alimentos e bebidas, para que não haja problemas como a perda dos produtos. Diante disso, conhecer essas etapas industriais pode permitir uma análise detalhada, levando à melhoria e adaptação de processos e, por conseguinte, evitando desperdícios de matéria prima, gastos com a produção no geral e do produto final.

Outro fator que pode contribuir na solução desse problema é o monitoramento constante das produções, do mercado e estoque. Uma vez que cada um desses fatores está em desacordo, todo o resultado da produção sofre impactos. Em uma situação de alta produção, com poucos compradores no mercado, é previsível um estoque estagnado e, com isso, um número elevado de perdas. Esse fato é agravado quando apresentado na indústria alimentícia que, além dos impactos ambientais do descarte e dos gastos da produção, gera impactos sociais de reflexos diretos nos índices de fome e de pobreza alimentar.
É importante ressaltar que, para que haja um monitoramento dos pontos citados, pode-se contar com diferentes indicadores e instrumentos -sempre atualizados com novas demandas-, para que seja observado as capacidades produtivas das vendas, do estoque, dos valores, da qualificação da equipe e tudo que permeia o processo do início ao fim.
Como ferramentas que permitam e assegurem esse monitoramento, o empreendedor pode contar com:
- O auxílio de softwares que apresentam indicadores analíticos;
- Uma equipe específica para análise e controle dessas perdas;
- Dentre outros.
É válido salientar a necessidade de se ter conhecimento de todas as etapas de produção dos alimentos e/ou bebidas, já que essa deve sempre ser verificada e, caso necessário, modificada para que o número de perdas diminua.

Dessa forma, é viável que o empreendedor procure uma consultoria para que tenha auxílio e direcionamento personalizado para melhorias do processo de fabricação, armazenamento e entrega do produto, com base em metodologias e conhecimentos especializados.
Confira outros textos sobre temas como esse em nosso blog!
Deixe um comentário