Em um mundo cada vez mais informado e atento a questões de saúde alimentar, a rotulagem nutricional é uma forte ferramenta aliada às empresas e aos clientes, sendo uma forma de comunicação transparente entre o produto e o seu consumidor. Porém, em que consiste um rótulo bem montado? E como a rotulagem pode ser importante para a decisão de consumo de um produto? Essas perguntas são respondidas neste texto.
A ROTULAGEM
A rotulagem nutricional tem o objetivo de trazer ao consumidor informações relevantes que impactam diretamente em sua saúde. Portanto, a legislação dos rótulos é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (a Anvisa), garantindo segurança no consumo do alimento em questão.
Entre as informações necessárias na rotulagem nutricional, se destacam:
- Lista de ingredientes
Informa ao consumidor os ingredientes presentes no produto, em ordem crescente de acordo com a quantidade utilizada na fabricação. Garante ao cliente final o conhecimento sobre o que está ingerindo, além de também informar a presença de ingredientes que possam causar alergias e demais problemas.
Informa o local de origem do produto, garantindo que o consumidor saiba a procedência do alimento que está ingerindo e o contato do fabricante.
- Prazo de validade
Informa o prazo para o consumo do alimento, garantindo ao consumidor o tempo seguro para o uso de tal produto.
- Lote
Número de controle interno usado em caso de algum problema na fabricação do alimento.
- Informação nutricional obrigatória
Tabela nutricional que informa a quantidade de nutrientes presentes no alimento, garantindo ao consumidor o controle de sua dieta alimentar.

Na tabela nutricional deve conter:
- Porção
Quantidade média do alimento que uma pessoa saudável deve consumir em sua dieta alimentar diária.
- %VD
Percentual de Valores Diários que indica a porcentagem de energia e nutrientes que a porção oferece em relação a uma dieta diária de 2000 calorias.
- Medida caseira
Medida de mais fácil acesso do consumidor, garantindo que a quantidade correta de porções possam ser consumidas em uma dieta diária.
- Nutrientes
Quantidade de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio presentes na porção do alimento.
O %VD é calculado com base na dieta diária apresentada abaixo:
Valor Energético | 2000 kcal / 8400 kJ |
Carboidratos | 300 g |
Proteínas | 75 g |
Gorduras Totais | 55 g |
Gorduras Saturadas | 22 g |
Gorduras Trans | – (não é recomendado o seu consumo) |
Fibra Alimentar | 25 g |
Sódio | 2400 mg |
A IMPORTÂNCIA DA ROTULAGEM NUTRICIONAL
Um artigo da Universidade Federal de Pelotas mostra que grande parte dos consumidores verificam os dados presentes nos rótulos de alimentos, sendo que, destes, a maioria é influenciada pela rotulagem nutricional na tomada de decisão sobre a compra do produto.
Portanto, a rotulagem se demonstra uma potente forma de transparência com o consumidor, tornando a decisão de compra embasada em dados sobre a composição do produto. Além disso, produtos com rótulos bem estruturados com as devidas informações, trazem segurança ao consumidor, gerando maior confiabilidade do cliente com a marca, sendo um sinal de qualidade do produto em questão.
O número alto de consumidores que verificam os rótulos dos alimentos só reforça o quão necessária a presença de tais informações é em um produto bem produzido e confiável. Levando em conta os avanços da tecnologia e da educação, a tendência é que cada vez mais os rótulos sejam observados pelos clientes finais, ganhando crescentemente peso na tomada de decisão da compra de um produto.
A rotulagem nutricional é uma ferramenta presente em produtos alimentícios, que garante ao consumidor o direito de saber o que está ingerindo e a integridade de sua saúde e dieta alimentar. Além disso, é sinal de confiança, qualidade e segurança para o cliente, tendo bastante peso na tomada de decisão sobre a compra do produto.
Confira outros textos sobre temas como esse em nosso blog!
Deixe um comentário