COSMÉTICOS VEGANOS: POR QUE INVESTIR NISSO?

Os produtos veganos são livres de qualquer contato com animais, já os cosméticos veganos são aqueles que não são testados em animais e não possuem nenhum componente de origem animal.

É importante diferenciar os cosméticos veganos, cruelty free, naturais e convencionais, como apresentado abaixo:

  • Veganos: não contém substâncias de origem animal;
  • Naturais: algumas substâncias de origem animal estão presentes;
  • Cruelty free: não são testados em animais, mas podem ter componentes de origem animal;
  • Convencionais: possuem componentes sintéticos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

O aumento do uso de cosméticos veganos e cruelty free se deu devido a uma maior preocupação da sociedade em ver os animais como seres vivos que sofrem muito com os testes que são realizados neles, além da extração de compostos produzidos por eles para  produzir os cosméticos. Assim, o veganismo foi crescendo ao redor de todo o mundo e, com essa demanda da sociedade, as marcas de produtos de beleza começaram a desenvolver seus cosméticos de uma forma que os animais não são mais uma parte desse processo.

Um dos fatores que torna esse mercado interessante, é o fato de que muitos estão cientes de que os cosméticos tradicionais têm alguns malefícios que não estão presentes nos veganos, como danos à saúde da pele, do cabelo e ao meio ambiente, uma vez que os produtos sintéticos podem se acumular nessas regiões, causando sequelas à saúde do consumidor. Esses produtos, normalmente, não tratam a pele, apenas proporcionam um efeito imediato, mas que, a longo prazo, pode trazer prejuízos. Diante disso, é preferível que o produto seja vegano e natural ao mesmo tempo, pois assim, ele irá respeitar os animais e, sem a presença de metais pesados, a pele será tratada de dentro para fora. 

Ademais, produtos naturais e livres de contato com os animais também contribuem para a sustentabilidade do planeta, visto que as embalagens muitas vezes também são recicláveis, reduzindo o desmatamento e o gasto de água, por exemplo. 

Como forma de validar e compreender melhor esse mercado, é importante ressaltar que a  Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) aumentou a quantidade de cosméticos em sua lista em 16% entre 2019 e 2020. De acordo com a pesquisa da Grand View Research, o mercado global de cosméticos veganos deve atingir US $20,8 bilhões de dólares até 2025.

Diante de toda essa expectativa de crescimento desse segmento, é notório que esse mercado é super indicado para ser investido. Portanto, é válido salientar que, para aqueles que se interessam em investir, é necessário se atentar à rotulagem desses produtos. Conforme as Resoluções RDC 07/2015 e RDC 432/2020 da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é obrigatório ter os seguintes exemplos de informações no rótulo das embalagens desses cosméticos:

  • Nome;
  • Marca
  • Prazo de validade;
  • Modo de uso;
  • Ingredientes em língua portuguesa;
  • Advertências e restrições de uso.

Dessa forma, ter esse conteúdo exposto para o consumidor fornece maior credibilidade ao produto e à marca. Além disso, a rotulagem é importante, já que alguns ingredientes podem causar alergias ou reações indesejadas, assim como compostos que não são indicados para determinados tipos de pele e idade. Dessa forma, o usuário poderá ter um consumo mais consciente e maior liberdade de escolha do produto que melhor se adequa às características desejadas no momento.

Se você gostou desse conteúdo, confira outros temas similares em nosso blog.

2 comentários em “COSMÉTICOS VEGANOS: POR QUE INVESTIR NISSO?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: