Você já deve ter ouvido falar de alimentos light, diet e zero, mas sabe qual a real diferença entre esses e os produtos tradicionais?
Os alimentos DIET são aqueles destinados às dietas com restrição de nutrientes, como açúcares, mas também gorduras, proteínas e sódio. Assim, esses produtos são formulados especialmente para pessoas que apresentam algum problema de saúde.
O produto pode conter quantidades insignificantes ou ser isento de algum dos nutrientes citados na sua composição. Ademais, para preservar as qualidades originais, um outro ingrediente é adicionado, como um tipo de adoçante ou carboidratos espessantes para reduzir a quantidade de gordura.
Já os alimentos LIGHT são aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou de seu valor energético reduzido, quando comparado a um alimento convencional. São indicados para pessoas que precisam diminuir o consumo de algum elemento. O termo “light” não se refere exclusivamente à quantidade de calorias. Podem ser alteradas as quantidades de gorduras, proteínas, sódio, entre outros, por isso a importância da leitura dos rótulos!
Por outro lado, alimentos ZERO são isentos de algum nutriente, quando comparados com a versão tradicional daquele produto. Além disso, para existir a alegação de, por exemplo, “zero açúcar”, o produto pode apresentar no máximo 0,5 gramas de açúcar em 100 gramas do alimento pronto para o consumo, que é uma quantidade tão pequena que pode ser considerada inexistente de acordo com as regulamentações nutricionais. Nesse exemplo, quando um alimento é zero por isenção de açúcar, ele pode ser consumido por portadores de diabetes.

É válido ressaltar que os rótulos dos alimentos devem ser lidos por todos, principalmente os portadores de enfermidades com dietas restritas, atentando-se à lista de ingredientes, com intuito de verificar a presença de determinado ingrediente ou nutriente que não deve consumir. Um exemplo é o glúten, que não pode ser ingerido pelos portadores de doença celíaca.
Atualmente, é perceptível que as pessoas têm se atentado aos rótulos dos produtos, devido à preocupação cada vez maior com uma alimentação saudável e nutritiva. Por esses motivos, é fundamental que os produtos contenham uma tabela nutricional completa, com as informações sobre o alimento ou bebida comercializados, a fim de aumentar a confiabilidade do cliente no produto e na marca, além de aumentar a conscientização dos consumidores acerca do que ingerem, assim como da importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
Se você gostou desse conteúdo, confira outros temas similares em nosso blog.
Deixe um comentário