O papel da reunião diagnóstica em um serviço de consultoria

O termo “diagnóstico”, para a medicina, significa a determinação de uma enfermidade a partir da descrição do paciente de seus sintomas, e, em alguns casos, após a realização de exames prévios. Para o diagnóstico, é essencial que o máximo de informações sejam dadas pelo paciente para que se possa fazer uma análise completa da situação. Semelhantemente, em uma reunião diagnóstica, o objetivo é ouvir ao máximo o cliente para entendermos melhor o produto, os processos e os problemas enfrentados, para que, então, possam ser apresentadas possíveis soluções posteriormente.

A consultoria é o principal modo de resolução de problemas de forma profissional e personalizada, pois ela se adapta a necessidade de cada cliente. Nesse sentido, para o serviço de consultoria, uma boa reunião diagnóstica é imprescindível, pois a equipe especialista consegue analisar a situação como um todo e entender também as necessidades específicas do cliente. Além disso, é possível enxergar possíveis falhas e detalhes que possam ter passado despercebidos, de forma a entregar soluções únicas e condizentes com cada contratante no fim do processo.

Ademais, por propor soluções personalizadas, tão importante quanto conhecer os processos do produto, é entender de fato a realidade do cliente, ou seja, tamanho da empresa, regularidade com os órgãos competentes, condições financeiras, entre outras coisas que podem interferir no resultado final desejado pelo cliente e na execução do projeto em si. Dessa maneira, podem surgir muitas vezes, algumas perguntas para além do problema apresentado pelo contratante, como número de funcionários, regularidade com as leis, entre outros. Porém, todas essas informações coletadas seguem sempre completo sigilo profissional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: