A importância de se conhecer e padronizar os processos de produção

A padronização e o conhecimento de processos são recursos estratégicos encontrados por muitas empresas para garantir a transparência e a segurança de suas operações. Nesse sentido, organizar e regular o comportamento dos processos e desenvolver padrões que os colaboradores seguem é uma forma de gerir o conhecimento por meio da construção e do registro da sequência de atividades desenvolvidas no negócio.

Mas por que um processo padronizado é importante? Essa padronização é de suma importância porque garante a melhor forma de realizar um determinado trabalho, a fim de aumentar a produtividade e efetivar os lucros. Portanto, padronizar processos não significa engessá-los, mas sugerir a melhor forma de ajudar a alcançar os resultados desejados. Desta forma, produtos ou serviços de alta qualidade podem ser produzidos, economizando retrabalho, especialmente no tempo.

As pessoas necessitam entender o processo como um todo, do início ao fim. Então, elas precisam compreender o porquê de realizar determinada tarefa e quais impactos seu trabalho gera no restante da empresa. Com isso, fomentar esse entendimento é benéfico para todos: colaboradores ficam mais motivados diante de seus feitos, líderes passam a valorizar a equipe e clientes ficam mais satisfeitos com o resultado.

E como, na prática, fazer a padronização de processos? Existem alguns pontos que são essenciais e devem ser considerados. Veja abaixo um passo a passo sucinto para te ajudar a pensar em padronização de processo no seu negócio.

  1. Defina qual o objetivo da padronização de processos;
  2. Faça o levantamento de todas as atividades executadas pelos colaboradores no processo;
  3. Envolva o maior número de pessoas no mapeamento de processos;
  4. Simplifique a documentação dos processos;
  5. Invista na capacitação dos colaboradores;
  6. Revise e atualize periodicamente a documentação de processos.

Dessa maneira, existem alguns benefícios ao se utilizar a estratégia da padronização de processos com o objetivo de normatizar e organizar fluxos de trabalho. Dentre eles, estão: obter o controle do processo, desenvolver a qualidade dos produtos/serviços, aumentar a produtividade, ter um uso adequado dos recursos disponíveis, reduzir custos, facilitar o engajamento de colaboradores, beneficiar a operacionalização do processo, etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: