Selos de qualidade brasileiros no ramo de alimentos

No mercado brasileiro de alimentos, muitos requisitos são exigidos pelos órgãos reguladores sanitários e, não obstante, cada vez mais tem-se consumidores interessados em saber sobre a composição e a qualidade dos produtos que ingerem. Diante de tamanha exigência, a rotulagem de alimentos se torna o principal meio de levar as informações nutricionais ao cliente. Porém, como garantir que o consumidor entenda que um produto é fabricado de forma correta e que está dentro das normas sanitárias? A resposta para esta questão está nos Selos de Qualidade.

Nos dias de hoje, existe um crescente interesse da população em ter transparência nos processos de fabricação de alimentos. Para atender essa necessidade, existem diversos certificados que garantem a qualidade e inspeção recorrente dos produtores alimentícios.

Além disso, os selos podem garantir o comprometimento de um fabricante com uma causa específica ou a unicidade de um produto em seu processo de fabricação.

Portanto, para se conseguir um selo de qualidade, certos padrões sanitários e de fabricação devem ser seguidos estritamente. A consultoria química, por exemplo, é uma boa forma de um produtor de alimentos se alinhar com tais exigências e, assim, evitar dores de cabeça durante inspeções dos órgãos competentes. Afinal, não é necessário apenas receber um selo, deve-se mantê-lo para garantir que a confiança do cliente no fabricante e no produto ofertado continue, ou seja, é uma forma da marca continuar sendo recorrente na vida do consumidor.

Dentre os vários selos alimentícios em território nacional, segue-se os que mais se destacam:

O Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.) é o selo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que garante a qualidade dos produtos de origem animal comestíveis ou não importados ou exportados pelo país. Para receber tal certificado, o produto em questão passa por diversas inspeções,

de modo a ter produtos com boas práticas sanitária e tecnológica para o consumidor, seguindo as legislações nacionais e internacionais vigentes.

Além do S.I.F., existem também o Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E.), que tem sua vigência em cada estado, e o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) que tem sua vigência em cada município.

Este selo certifica a identidade e qualidade no processo de fabricação de um produto artesanal. É gerido pelo Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção (SGSI) e o Sistema de Gestão de Estabelecimentos (SGE). Essas duas entidades também estão relacionadas ao MAPA.

O produtor que se interessar em tal selo, deve solicitar a certificação após ter o cadastro no SGSI e no SGE concluído. Será necessário comprovar que o meio de fabricação do produto, além de ser seguro, deve único e artesanal.

Este selo da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), certifica que o produto em questão não possui nenhum insumo ou processo que envolva vida animal. É um selo muito respeitado pelos consumidores veganos, e que pode ser aplicado não somente à área alimentícia, mas em qualquer área da indústria.

Também relacionado ao MAPA, o selo de produto orgânico assegura que o alimento é produzido de acordo com às normas e práticas da produção orgânica.

Portanto, os selos alimentícios são uma forma regularizada de transparência com o cliente. Além de valorizar bastante a marca e o produto, garante segurança nos processos de fabricação do alimento. Ter um selo estampado no rótulo de um produto, traz sinal de qualidade e confiança para o cliente.

Se você tem interesse em obter um selo para o seu produto ou mais transparência com o cliente, a Dativa Jr. pode te ajudar com uma consultoria ou com a rotulagem, entre em contato com a gente! Será um prazer em te ajudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: