A importância da transparência no controle de qualidade dos auto postos

O controle de qualidade do serviço de um auto posto vai desde a checagem dos equipamentos até a avaliação da qualidade dos combustíveis adquiridos. Pouco se fala sobre o assunto, ao passo que, progressivamente, tem aparecido consumidores cada vez mais interessados em saber a respeito daquilo que consomem. Isso porque, além das pessoas terem se tornado consumidoras mais conscientes, a alta nos preços também provocou uma maior procura por produtos e serviços que tragam o melhor custo-benefício.

Controle de qualidade de postos de combustíveis? O que é isso?

Controle de qualidade é o método utilizado para entender o padrão de qualidade de um produto ou serviço dentro de um parâmetro pré-estabelecido. A agência Nacional do Petróleo (ANP) – em conjunto com as normas técnicas (NBRs) e legislações complementares – estabelece uma sequência de testes que devem ser realizados pelos postos para garantir que seus equipamentos estejam em pleno funcionamento e, da mesma forma, certificar que o combustível vendido não possui adulterações que possam comprometer sua eficácia. Sendo possível, assim, evitar prejuízos ao consumidor e eventuais processos aos donos de auto postos.

O que acontece caso não seja feita?

É um direito do consumidor pedir a realização dos testes de controle de qualidade e obrigação dos donos de auto postos que eles se enquadrem nos parâmetros da legislação. Caso sejam constatadas irregularidades, os agentes fiscalizadores podem bloquear os equipamentos, autuar o posto de combustível e em casos mais graves fechar o estabelecimento.

Eu realizo os testes, mas por quê ensinar o meu consumidor sobre eles?

Educar o consumidor é também um ato de responsabilidade e demonstração de credibilidade no serviço executado. Uma vez que se estabelece uma relação de confiança consumidor-auto posto, as pessoas passam a ter mais segurança no local em que abastecem, resultando na fidelização do cliente.

E como eu posso fazer isso?

O primeiro passo é ser transparente em suas ações e estabelecer maneiras de explicar de forma simplificada os procedimentos estabelecidos pela legislação. Uma das formas de se fazer isso é criar uma cartilha explicativa esclarecendo, em linhas gerais, quem regula as análises, os objetivos por trás e como são feitas.

A consultoria pode auxiliar neste processo de criação do material completo e escrito de forma simplificada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: