Boas práticas de armazenamento de produtos químicos

Quando pensamos em armazenar substâncias quaisquer, pode ser recorrente o pensamento de que, desde que elas estejam bem vedadas, não há problema . Mas será que isso basta?

Infelizmente não. Principalmente quando se trata de produtos químicos, que geralmente possuem propriedades desconhecidas por leigos e o manuseio inadequado pode gerar sérios problemas, seja ao seu estabelecimento/laboratório, seja às pessoas envolvidas no local.

Um armazenamento inapropriado pode gerar uma reação violenta entre compostos, causando por exemplo, a produção de gases tóxicos e inflamáveis ou até mesmo uma explosão. Portanto, para que isto não aconteça, é necessário estar atento a vários fatores que influenciam nesse gerenciamento de produtos químicos:

Quantidade

Deve-se armazenar somente quantidades pequenas de cada produto em um laboratório. Isso pode variar dependendo do estado físico do composto, se é um sal não reativo ou se ele é um sal reativo/tóxico, etc. Porém, de forma geral, quantidades maiores devem ser estocadas em almoxarifados.

Incompatibilidade entre produtos

O armazenamento deve ser feito por famílias, de acordo com a tabela periódica, mantendo-se uma distância de 1 metro entre famílias. Além disso, produtos inflamáveis e explosivos, por exemplo, precisam ser armazenados sempre na parte inferior das prateleiras/bancadas e devem ser mantidos longe de oxidantes. Já os peróxidos, necessitam de atenção redobrada, sendo necessário guardá-los em frascos menores em locais frescos e escuros, para que sejam utilizados em um curto intervalo de tempo

Apesar dos pontos apresentados serem de extrema importância, existem vários outros, tão necessários quanto e a título de exemplo, cita-se: o sistema de ventilação do local, a disponibilidade de equipamentos de proteção (individuais e coletivos), a sinalização correta dos produtos químicos, equipamentos de proteção e prateleiras, dentre outros.

Assim, cabe ressaltar que, dada a vastidão de tópicos para serem analisados e levados em consideração, se torna quase impossível pensar em todas essas questões sem possuir a devida experiência profissional. Por isso, procurar uma empresa que saiba manusear e armazenar produtos químicos, com os devidos equipamentos de proteção e com um vasto conhecimento acerca das normas e especificações de cada composto/recipiente é indispensável!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: