O mercado de cervejas artesanais em Minas Gerais

As mudanças tecnológicas ocorridas ao longo dos anos em torno da indústria cervejeira são múltiplas e de avanços constantes. Atualmente, são crescentes os casos de grandes representantes e produtores de cerveja que se unem para formar grupos ainda maiores, com ênfase na produção em larga escala e em expansão de lucro. Dados apontam que quase 50% da produção mundial de cervejas é realizada por três megacervejarias, sendo essas distribuídas em diversos países. Na contramão da filosofia das grandes cervejarias, tem-se o movimento dos pequenos produtores cervejeiros, que buscam oferecer ao consumidor uma experiência diferenciada e regada a muita cerveja de qualidade e original.

Minas Gerais, famosa em todo o país por sua rica gastronomia, tem se destacado no cenário de produção cervejeira nacional. O casamento entre um bom petisco e uma bebida saborosa e original tem lugar reservado no coração do mineiro e isso impulsiona a criatividade e a vontade de produzir a cerveja artesanal. Dados do Anuário da Cerveja 2020 revelaram que em 2020 foram registrados – junto ao Mapa – 2.347 novos produtos cervejeiros em São Paulo, seguido por Santa Catarina, com 1.413 e por Minas Gerais, com 1233.

Minas Gerais destacou-se também em termos do número de cervejarias artesanais no cenário nacional, tendo ficado entre os 3 estados que lideram a lista de estados com maior quantidade. O estado conta com 178 cervejarias artesanais, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de janeiro, que contam com 285 e 258 estabelecimentos, respectivamente. Em Minas Gerais destacam-se os municípios de Nova Lima, com 18,7 cervejarias por Km2, seguida por Belo Horizonte, com 18,4.

Segundo relatado pelo vice-presidente do Sindibebidas-MG, antes de 2020 o setor de cervejas artesanais vinha numa crescente de 15% ao ano, mas impactos gerados especialmente pela Pandemia da COVID-19, pelo caso Backer e por fatores climáticos acabaram por gerar uma perda média de 80% no faturamento do segmento.

Frente às dificuldades enfrentadas em 2020, os produtores artesanais precisam se reinventar e garantir diferenciais para que seu espaço no mercado esteja garantido, e isso pode ser feito com o auxílio de empresas de consultoria que entendem as dores desses produtores. A contratação de uma consultoria em química por parte de um produtor do ramo cervejeiro é benéfica em múltiplos aspectos, podendo contemplar desde acompanhamento para promoção de melhorias de processo até solução de problemas graves.

Por se tratar de uma bebida para consumo humano, aplicação de boas práticas de fabricação se faz imprescindível no processo cervejeiro. É por meio dos princípios de BPF que a manipulação da bebida será feita corretamente, contemplando desde as matérias-primas até o produto, promovendo então a integridade da bebida, bem como a saúde do consumidor. Na busca por garantir maior qualidade ao produto, uma excelente alternativa é recorrer à uma empresa de consultoria em química para que seja elaborado um Manual de Boas Práticas de Fabricação de Cervejas.

O estudo de cervejas se faz importante para que as características da bebida sejam controladas e atendam às especificações estabelecidas por Lei, bem como aquelas que contemplam cada tipo específico de cerveja. Muitas empresas de consultoria química estão aptas a orientar produtores quanto aos testes a serem realizados no controle de qualidade, bem como disponibilizar equipe competente para executar os ensaios ou realizar pesquisa de mercado de laboratórios para a realização do serviço laboratorial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: