Como a rotulagem nutricional pode mudar o seu negócio

Rotulagem nutricional é obrigatória? Eu posso sofrer consequências jurídicas e financeiras caso eu não rotule meus produtos? Qual norma que regula a rotulagem nutricional?

Um rótulo contribui com informações importantes, higiênico-sanitárias e nutricionais, que deixam de maneira clara o que o consumidor final está consumindo.

É natural que ao montar um novo negócio surjam dúvidas e mais dúvidas sobre variados temas, como o financeiro, o marketing, o administrativo, o setor de vendas, a apresentação do produto, e as vezes nos esquecemos de alguns detalhes simples, como a rotulagem nutricional adequada e como ela impacta na experiência do consumidor.

Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 360 da ANVISA,  a rotulagem nutricional é obrigatória a quase todos os tipos de alimentos, com exceção de bebidas alcoólicas, especiarias (orégano, canela, temperos), águas envasadas, vinagres, sal, café, chás, ervas sem adição de outros ingredientes, frutas ou vegetais e carnes in natura, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia.

Se o seu produto não for dispensável de rotulagem nutricional, ele deve obedecer algumas regrinhas que podem ser consultadas na Resolução da Diretoria Colegiada RDC 259 da ANVISA. Muita coisa para ler e se preocupar? A Dativa Consultoria Jr pode te auxiliar! Somos uma empresa química de consultoria que, além do serviço de rotulagem, temos experiência com o serviço de conservação de alimentos.

Um rótulo bem feito atrai clientes, e passa confiança pela clareza na comunicação do consumidor quanto ao que será consumido. Além do valor que se agrega ao produto, qual empresa não sonha com aquela divulgação boca a boca e com a fidelização dos clientes?

Agora pense em um cenário diferente: pela falta de revisão na rotulagem você, empreendedor, deixou informações passarem, e por algum motivo o consumidor final teve problemas de saúde ocasionados pela falta de organização de informações. Um problemão não é mesmo? A Anvisa é uma das extensões do SUS (Sistema Único de Saúde) que regulamenta e fiscaliza as informações contidas nos rótulos, para evitar situações de risco pela desinformação. E o que acontece quando as normas são negligenciadas?

Primeiramente sua empresa poderá perder credibilidade no mercado. Você, empreendedor, que gastou tanto tempo e dinheiro em sua marca, ver tudo isso indo por água abaixo, não é nada legal, e, provavelmente, junto com esse ônus, virão processos jurídicos, além da queda exponencial nas vendas de seu produto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: