Triângulo amarelo na embalagem de alimentos: o que quer dizer?

Você já deve ter notado que, nos dias atuais, é muito comum encontrar no rótulo ou na embalagem de alimentos um triângulo amarelo com a letra “T” no centro. Você já parou para pensar o que esse símbolo significa? A resposta para este questionamento é simples: sempre que esse símbolo estiver contido na embalagem isso indica que há a presença de alimentos transgênicos no produto em questão. Mas, afinal, o que isso quer dizer?

Alimentos transgênicos são geneticamente modificados, isto é, tem seu código genético alterado em laboratório por meio de técnicas de engenharia genética. Essas alterações são realizadas com o objetivo de fornecer ao alimento características desejáveis, visando melhorar seu cultivo e produtividade.

Por se tratar de um tecnologia relativamente recente, vários questionamentos ainda são feitos a respeito dos alimentos transgênicos. Eles fazem mal à saúde? São perigosos para os seres humanos? E para o meio ambiente?

Tendo em vista tais incertezas, foi criado o decreto nº 4680, de 24 de abril de 2003, que garante que, sempre que houver a presença de alimentos transgênicos é obrigatório que o triângulo amarelo com a letra T no centro também esteja presente, garantindo assim a fácil identificação. Dessa forma é possível que o consumidor tenha ciência de que o produto contém alimentos geneticamente modificados, e pode escolher se irá ou não fazer seu uso.

Mas afinal, faz mal ou não faz?

Ainda não há um consenso dentro da comunidade científica a respeito dos prejuízos do uso prolongado de alimentos transgênicos para a saúde humana ou para o meio ambiente.

Para os seres humanos o maior risco está relacionado ao desenvolvimento de alergias, uma vez que, quando um gene é implantado em outro organismo, isso pode acarretar o surgimento de novos compostos dentre desse organismo, como proteínas e aminoácidos, que podem levar ao desenvolvimento de alergias.

Há também o risco do aumento da quantidade de agrotóxicos utilizados, visto que os alimentos transgênicos podem levar ao surgimento de pragas mais resistentes, sendo necessário uma maior quantidade de substâncias tóxicas para neutralizá-las. Esse aumento é totalmente prejudicial, tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde humana.Tendo em vista as discussões que ainda cercam os alimentos transgênicos é inegável que a engenharia genética é uma tecnologia que chegou para ficar. É importante que a população de forma geral esteja ciente dos malefícios e benefícios dessa tecnologia, então, fique atento aos rótulos e embalagens dos produtos que você compra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: