A química das roupas limpas

Provavelmente você já vestiu uma camisa limpinha e cheirosa, percebendo o quanto isso é satisfatório. Mas você sabe quais interações químicas ocorrem para manter nossas roupas apresentáveis e confortáveis?

Primeiro, nós temos que entender quais são e como funcionam os produtos de limpeza de roupas. Eles podem ser divididos em três classes: os que limpam, os que tiram manchas e os que amaciam.

Roupas no varal depois de passaram pela química da limpeza

Detergentes e sabões

Os produtos que limpam são detergentes e sabões. Podendo ser em pó, em pedra, líquidos e até em cápsulas. Tanto os detergentes, quanto os sabões são constituídos por longas cadeias carbônicas com uma parte apolar e polar. A parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura, que também são apolares. Assim, a parte apolar do sabão interage com a sujeira. Enquanto isso, as extremidades polares das moléculas do sabão, que são hidrofílicas, interagem com a água. Desse modo, a sujeira gordurosa é arrastada com a água.

Outra característica dos sabões é que eles também são chamados de agentes tensoativos, pois eles diminuem a tensão superficial da água, ajudando-a penetrar melhor nos materiais e a realizar a sua limpeza.

Como os detergentes e sabões são eficientes, não é necessário usar uma grande quantidade deles na hora de lavar a roupa. É preciso colocar a quantidade suficiente para fazer a reação química com a sujeira das roupas, mas muito sabão na lavagem vai exigir mais água para o enxague. E se ficar sabão nas fibras, o resultado será aquela roupa dura depois de seca.

Alvejantes

Os produtos que tiram manchas são os alvejantes. Na hora de alvejar a roupa temos a química presente através da reação de redução. Os alvejantes são agentes oxidantes, ou seja, provocam a redução de compostos. Eles reagem quimicamente com o pigmento da roupa, modificando a estrutura e resultando em uma mudança de coloração. Há também alvejantes que agem por ação enzimática. Quimicamente, as enzimas são catalizadores bioquímicos que promovem a transformação de moléculas complexas em moléculas mais simples. Assim, moléculas menores podem ser removidas de forma mais fácil das roupas;

Os tipos mais comuns de alvejantes são a base de cloro ou a base de água oxigenada. O alvejante a base de água oxigenada conserva melhor as peças de roupas, pois é menos agressivo com elas e pode ser usado em roupas coloridas também. Já o alvejante a base de cloro é mais agressivo e nunca pode ser utilizado em tecidos coloridos, pois ele pode manchar as peças de roupas. Por isso, os alvejantes devem ser usados com moderação.

Amaciantes

Os produtos que amaciam são os amaciantes. Estas substâncias expande as fibras da roupa, dando um aspecto macio a ele. As partículas constituintes do tecido interagem entre elas mesmas, quando o amaciante é inserido, ele também interage com elas, gerando um processo de expansão, dando um aspecto de maciez. Porém, se for usado em muita quantidade, o produto pode engomar a roupa, deixá-la gordurosa e, no caso das toalhas, torná-las menos absorventes.

Além desses três tipos de produtos, existem inúmeros aditivos que são adicionados aos produtos de limpeza de roupas, cada um com uma determinada função. Alguns deles são fragrâncias, que são essências utilizadas para deixar um odor agradável nas roupas após o processo de lavagem. E corantes, utilizados para dar cor ao produto.

Roupas quando bem tratadas mantêm sua cor original

Assim, é importante sempre verificar quais produtos e suas especificações, você usa na hora de lava a roupa. Afinal, ninguém que estragar, por acidente, sua camiseta favorita.

Texto escrito por Isabela Julio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: